Projetos

Comunicação Ativista

Amplificar I

Em parceria com a Escola de Ativismo e o Meu Recife, realizamos nosso primeiro espaço de formação em comunicação. O Amplificar – Formação de Comunicação para Resistência aconteceu em agosto de 2019 e teve, entre outros apoios, o do Fundo Casa Cidades e do Grupo Mulher Maravilha. Além de formar em comunicação ativista, o objetivo também era entender demandas e dinâmicas de comunicação local, a partir de trocas com cerca de 20 representantes atuantes direta ou indiretamente nos processos de comunicação de movimentos sociais, organizações e sindicatos da RMR.

Amplificar II

Vendo a necessidade de ampliação da formação em comunicação ativista na RMR, em 2021, a Bigu realizou a segunda edição do Amplificar, ao lado da Escola de Ativismo. Dessa vez, em meio a pandemia e com mudanças no projeto, desenvolvemos um curso de comunicação voltado para pescadoras e marisqueiras do Cabo de Santo Agostinho, a partir de contatos regulares via mensageiros, programas na Rádio Calheta FM e Rádio Mulher e encontros presenciais. Nosso objetivo era poder fortalecer o grupo no uso da comunicação tanto para o sustento familiar como para segurança e defesa de direitos.

Pegando o bigu

O Pegando o Bigu visa pautar o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. A primeira temporada foi transmitida na rádio Frei Caneca FM 101.5 e está disponível nas plataformas de streaming.

Cabo de Força

Processo de mobilização, aprendizagem e engajamento de jovens do Cabo de Santo Agostinho, com conteúdos de formação política e comunicação ativista. Nosso objetivo é mapear problemas relativos à vulnerabilidade dos jovens, discutir direitos e advocacy, apresentar táticas da comunicação ativista, fortalecer a auto-organização e cobrar soluções do poder público a partir de audiências públicas. Metodologicamente baseado na educação popular, com construção coletiva de ementa segundo demandas do grupo.

4 cartazes colado na parede com frases falando sobre voto livre na eleição de 2022

Campanha Contra o Assédio e Compra de Votos

As eleições de 2022 foram marcadas por uma estratégia pesada de compra de votos, assédio moral por líderes regiliosos, membros familiares e até no ambiente de trabalho. Essa prática, além de ser criminosa, deseduca e implementa mitos sobre as eleições e contra a democracia. Nesse contexto, a Bigu criou uma série de cartazes que foram colados por movimentos parceiros nas periferias da RMR combatendo esses mitos e mostrando de forma objetiva para a população que é possível ter poder e privacidade sobre o próprio voto.

HIV/AIDS

Bora conversar sobre AIDS

Uma das principais dificuldades da sociedade civil na luta contra o HIV/AIDS é a adesão de novas pessoas interessadas no tema, em especial das pessoas mais jovens. A Bigu participa ativamente da Articulação AIDS PE, que construiu de forma conjunta, em 2019, o 1° de Dezembro – Bora Conversar Sobre AIDS. Na construção da comunicação da ação, buscamos por uma linguagem mais positiva e direta, mas também acolhedora. Também na produção, a Bigu tentou não apenas colaborar na organização, mas também trazer demais atores para a ação.

1º de dezembro de 2021

Pela primeira vez, a Bigu realizou sua ação própria no Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS, como resultado de sua maior inserção na luta no estado. Foram produzidos lambes com perguntas e provocações sobre o tema, aplicados em três espaços de ampla movimentação no centro do Recife. Ação dentro da Articulação AIDS PE.

Grupo de 12 pessoas participantes da ação do 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra a AIDS de 2022 na estação central em Recife

1º de dezembro de 2022

O Dia Mundial de Luta Contra A AIDS de 2022 em Pernambuco foi marcado com uma ação de conscientização e combate ao estigma sobre HIV/AIDS logo cedo na Estação Central de metrô do Recife. A Bigu, responsável pelos materiais informativos da ação, esteve presente com as demais organizações da Articulação AIDS em Pernambuco.

5 homens e duas mulheres, a maioria jovens da Rede estadual de jovens e adolescentes vivedo e convivendo com HIV de Pernambuco.

Incubação da REAJA-PE

Por indicação da própria Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS em Pernambuco, a Bigu concorreu e foi aprovada pela UNICEF para acompanhar um projeto de fortalecimento institucional e mobilização da Rede, também ajudando com a expertise em gestão e execução de recursos e ajudando com a estratégia do projeto e disponibilização de equipamentos e estrutura.

auditório com dezenas de pessoas sentadas de costas olhando para participantes de uma mesa no 1º seminário estadual de HIV/AIDS em Pernambuco

Seminário Estadual dos 40 anos da epidemia de HIV/AIDS em Pernambuco

Organizado coletivamente pelas organizações da Articulação AIDS PE, o Seminário que aconteceu em novembro de 2020 trouxe profissionais de saúde da gestão pública para debater com a sociedade civil sobre a história, os desafios e os caminhos para o enfrentamento da ainda atual crise da AIDS, levantando a importância da política pública de saúde e da intersecção com o combate às diversas desigualdades e preconceitos que reforçam a crise política. Além de construir metodologicamente o evento, a Bigu foi responsável por toda a identidade visual e também cobertura fotográfica.

Agendas Posithivas

Em 2020 e 2022, promovemos junto com a Articulação AIDS em Pernambuco um mapeamento de candidaturas ao legislativo e executivo que estavam dispostas a defender as demandas do movimento AIDS caso fossem eleitas. Nós divulgamos as candidaturas e a algumas das candidaturas divulgaram a nossa Agenda de prioridades. Essas ações têm ajudado a pressionar pessoas que já estão em cargos públicos ou disputando-os a se engajar na pauta e mobilizar o eleitorado, ampliando a discussão sobre HIV/AIDS na sociedade.

Mobilidade Urbana

CoMove

Aqui, a Bigu Comunicativismo e o Centro Popular de Direitos Humanos realizaram campanhas e ações de mobilidade urbana na cidade do Recife no ano de 2019. Ações contra o aumento das passagens, incidência no transporte local, mapeamentos afetivos locais de mobilidade e oficinas e aulas públicas sobre transporte público foram realizadas a partir do projeto CoMove: Defendendo o direito de se mover na cidade, financiado pelo Edital Sinal Verde para a Mobilidade, do Greenpeace Brasil.

Você Pode Pagar Menos

Dentro do projeto Comove, a gente realizou, dentro da Articulação Recife pelo Transporte, a campanha Você Pode Pagar Menos pela redução da tarifa na Região Metropolitana do Recife. O processo contou com produção e colagem de lambes e adesivos, assessoria de imprensa sobre o tema, a criação de uma narrativa própria antes mesmo do aumento e incidência na comunicação a partir das táticas jurídicas empreendidas contra o aumento.

Dia mundial sem carro - 2018 (Cidade que flui)

De 19 a 22 de Setembro, a Bigu, junto com mais 13 organizações da sociedade civil, como o Greenpeace Brasil, e 2 projetos montaram uma agenda de atividades como programação para o Dia Mundial Sem Carro. A ideia foi, a partir de vários trajetos e vários modais (bike, barco, transporte público, caminhada), fluir pelo Recife, percebendo como a pode ser vivenciada uma cidade feita para as pessoas e não para os carros, uma Cidade que Flui.

Dia mundial sem carro - 2019 (Mobilidade é Direito)

No dia 22 de setembro de 2019, durante todo o dia, a Rede de Articulação pela Mobilidade (RAMO), da qual a Bigu fazia parte, realizou ações em todo o Grande Recife para fomentar o debate sobre o Dia Mundial sem Carro. Foi realizado um passeio intermodal passando pelo Marco Zero, Encruzilhada, Bode, Pilar e Pina. O objetivo foi lembrar as muitas formas de se deslocar pela cidade além do uso do carro individual. A assinatura “Mobilidade é Direito” convida para uma reflexão a Emenda Constitucional 90 que tornou, em 2015, o transporte um direito social.

MobCidades

Entre 2018 e 2019, participamos ativamente do MobCidades, um projeto com 50 organizações de 10 cidades do país discutindo e atuando pela regulamentação do direito social ao Transporte. Em Recife-PE, o MobCidades foi importante para fortalecimento das ações da RAMO – Rede de Articulação pela Mobilidade. Mas o projeto também conseguiu promover um intercâmbio e debate importante entre todas as organizações envolvidas nacionalmente para dar passos na incidência política e na construção coletiva do Transporte que queremos no Brasil.

Coalizão Mobilidade Triplo Zero

Em março de 2023 foi lançada virtualmente a Coalizão Mobilidade Triplo Zero, juntando diversas OSCs que defendem uma mobilidade com zero tarifas, zero emissões e zero mortes num contexto de renovação de governo e disputa sobre as novas perspectivas de organizar as cidades. Além da incidência nacional, a Bigu mobiliza diálogos locais sobre a pauta para animar a atuação política da sociedade civil na RMR.

Antirracismo

Enegrecer a política

Ampliar a participação de mais negras e negros em espaços de disputa de poder e de decisão. Esse era o principal objetivo do Enegrecer a Política, composto pela Bigu e mais seis organizações de três das cinco regiões brasileiras, atuantes nas pautas da agenda negra. No projeto, a Bigu compôs a equipe de comunicação, com planejamento, criação de identidade visual, produção de conteúdo, assessoria de comunicação e produção digital.

Política é massa

Durante a 1º edição do projeto Enegrecer a Política, em 2020, uma das nossas parcerias de divulgação veio junto com o podcast Política é Massa, apresentado por Caio Santos, que sempre já trazia para o debate público discussões sobre política e racialidade. Em ação conjunta, e com apoio da Bigu, o podcast entrevistou candidatas e lideranças negras, como Anielle Franco, apresentar o Dossiê 2020, além de debater temas como participação dos partidos sobre as candidaturas negras e a narrativa da data de 13 de maio.

Política de drogas

Bora falar sobre drogas

Aqui, a Bigu fez um pouco de tudo: de mediação de brainstorm para criação do programa até apresentação ao vivo. O projeto surgiu como demanda da Escola Livre de Redução de Danos, e visava tratar da redução de danos no uso de drogas em uma linguagem leve e jovial para atrair público jovem e também informar e entreter profissionais do campo. Falamos sobre relações entre drogas e temas como sexo, ativismo e políticas públicas.

Seminário Internacional de 30 anos da Redução de Danos no Brasil

A Bigu fez a cobertura e transmissão online dessa iniciativa inédita da Escola Livre de Redução de Danos que juntou em 2019 ativistas e organizações do Brasil e de outros países destacando a importância internacional da Redução de Danos, os avanços e experiências que se tornaram referência e para discutir os desafios e novos caminhos na pauta.

Casa Fique Suave

A Casa Fique Suave ocupou a Ladeira da Misericórdia durante o Carnaval 2020 em Olinda (PE) com uma iniciativa coletiva de produção da Palafitt Produções e parceria da Escola Livre de Redução de Danos, Tabacaria Keff, Cervejaria LaUrsa, Coma Leve Alimentação, Coletivo Recife Free, Coletivo Boikot, Coletivo Pão e Tinta e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Bigu Comunicativismo e Coletivo Respire. A proposta foi oferecer um espaço de estímulo às práticas de Redução de Danos, promovendo acolhimento, realizando testagens de substâncias, com boa música, alimentação saudável, cerveja artesanal, kits de redução de danos, informações e orientações de como curtir ainda mais o carnaval!