Projetos
Comunicação Ativista
Amplificar I
Em parceria com a Escola de Ativismo e o Meu Recife, realizamos nosso primeiro espaço de formação em comunicação. O Amplificar – Formação de Comunicação para Resistência aconteceu em agosto de 2019 e teve, entre outros apoios, o do Fundo Casa Cidades e do Grupo Mulher Maravilha. Além de formar em comunicação ativista, o objetivo também era entender demandas e dinâmicas de comunicação local, a partir de trocas com cerca de 20 representantes atuantes direta ou indiretamente nos processos de comunicação de movimentos sociais, organizações e sindicatos da RMR.
Amplificar II
Vendo a necessidade de ampliação da formação em comunicação ativista na RMR, em 2021, a Bigu realizou a segunda edição do Amplificar, ao lado da Escola de Ativismo. Dessa vez, em meio a pandemia e com mudanças no projeto, desenvolvemos um curso de comunicação voltado para pescadoras e marisqueiras do Cabo de Santo Agostinho, a partir de contatos regulares via mensageiros, programas na Rádio Calheta FM e Rádio Mulher e encontros presenciais. Nosso objetivo era poder fortalecer o grupo no uso da comunicação tanto para o sustento familiar como para segurança e defesa de direitos.
Pegando o bigu
O Pegando o Bigu visa pautar o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. A primeira temporada foi transmitida na rádio Frei Caneca FM 101.5 e está disponível nas plataformas de streaming.
Cabo de Força
Processo de mobilização, aprendizagem e engajamento de jovens do Cabo de Santo Agostinho, com conteúdos de formação política e comunicação ativista. Nosso objetivo é mapear problemas relativos à vulnerabilidade dos jovens, discutir direitos e advocacy, apresentar táticas da comunicação ativista, fortalecer a auto-organização e cobrar soluções do poder público a partir de audiências públicas. Metodologicamente baseado na educação popular, com construção coletiva de ementa segundo demandas do grupo.
Campanha Contra o Assédio e Compra de Votos
As eleições de 2022 foram marcadas por uma estratégia pesada de compra de votos, assédio moral por líderes regiliosos, membros familiares e até no ambiente de trabalho. Essa prática, além de ser criminosa, deseduca e implementa mitos sobre as eleições e contra a democracia. Nesse contexto, a Bigu criou uma série de cartazes que foram colados por movimentos parceiros nas periferias da RMR combatendo esses mitos e mostrando de forma objetiva para a população que é possível ter poder e privacidade sobre o próprio voto.
HIV/AIDS
Bora conversar sobre AIDS
Uma das principais dificuldades da sociedade civil na luta contra o HIV/AIDS é a adesão de novas pessoas interessadas no tema, em especial das pessoas mais jovens. A Bigu participa ativamente da Articulação AIDS PE, que construiu de forma conjunta, em 2019, o 1° de Dezembro – Bora Conversar Sobre AIDS. Na construção da comunicação da ação, buscamos por uma linguagem mais positiva e direta, mas também acolhedora. Também na produção, a Bigu tentou não apenas colaborar na organização, mas também trazer demais atores para a ação.
1º de dezembro de 2021
Pela primeira vez, a Bigu realizou sua ação própria no Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS, como resultado de sua maior inserção na luta no estado. Foram produzidos lambes com perguntas e provocações sobre o tema, aplicados em três espaços de ampla movimentação no centro do Recife. Ação dentro da Articulação AIDS PE.
1º de dezembro de 2022
O Dia Mundial de Luta Contra A AIDS de 2022 em Pernambuco foi marcado com uma ação de conscientização e combate ao estigma sobre HIV/AIDS logo cedo na Estação Central de metrô do Recife. A Bigu, responsável pelos materiais informativos da ação, esteve presente com as demais organizações da Articulação AIDS em Pernambuco.
Incubação da REAJA-PE
Por indicação da própria Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS em Pernambuco, a Bigu concorreu e foi aprovada pela UNICEF para acompanhar um projeto de fortalecimento institucional e mobilização da Rede, também ajudando com a expertise em gestão e execução de recursos e ajudando com a estratégia do projeto e disponibilização de equipamentos e estrutura.
Seminário Estadual dos 40 anos da epidemia de HIV/AIDS em Pernambuco
Organizado coletivamente pelas organizações da Articulação AIDS PE, o Seminário que aconteceu em novembro de 2020 trouxe profissionais de saúde da gestão pública para debater com a sociedade civil sobre a história, os desafios e os caminhos para o enfrentamento da ainda atual crise da AIDS, levantando a importância da política pública de saúde e da intersecção com o combate às diversas desigualdades e preconceitos que reforçam a crise política. Além de construir metodologicamente o evento, a Bigu foi responsável por toda a identidade visual e também cobertura fotográfica.
Agendas Posithivas
Em 2020 e 2022, promovemos junto com a Articulação AIDS em Pernambuco um mapeamento de candidaturas ao legislativo e executivo que estavam dispostas a defender as demandas do movimento AIDS caso fossem eleitas. Nós divulgamos as candidaturas e a algumas das candidaturas divulgaram a nossa Agenda de prioridades. Essas ações têm ajudado a pressionar pessoas que já estão em cargos públicos ou disputando-os a se engajar na pauta e mobilizar o eleitorado, ampliando a discussão sobre HIV/AIDS na sociedade.
Mobilidade Urbana
CoMove
Aqui, a Bigu Comunicativismo e o Centro Popular de Direitos Humanos realizaram campanhas e ações de mobilidade urbana na cidade do Recife no ano de 2019. Ações contra o aumento das passagens, incidência no transporte local, mapeamentos afetivos locais de mobilidade e oficinas e aulas públicas sobre transporte público foram realizadas a partir do projeto CoMove: Defendendo o direito de se mover na cidade, financiado pelo Edital Sinal Verde para a Mobilidade, do Greenpeace Brasil.
Você Pode Pagar Menos
Dentro do projeto Comove, a gente realizou, dentro da Articulação Recife pelo Transporte, a campanha Você Pode Pagar Menos pela redução da tarifa na Região Metropolitana do Recife. O processo contou com produção e colagem de lambes e adesivos, assessoria de imprensa sobre o tema, a criação de uma narrativa própria antes mesmo do aumento e incidência na comunicação a partir das táticas jurídicas empreendidas contra o aumento.
Dia mundial sem carro - 2018 (Cidade que flui)
Dia mundial sem carro - 2019 (Mobilidade é Direito)
MobCidades
Entre 2018 e 2019, participamos ativamente do MobCidades, um projeto com 50 organizações de 10 cidades do país discutindo e atuando pela regulamentação do direito social ao Transporte. Em Recife-PE, o MobCidades foi importante para fortalecimento das ações da RAMO – Rede de Articulação pela Mobilidade. Mas o projeto também conseguiu promover um intercâmbio e debate importante entre todas as organizações envolvidas nacionalmente para dar passos na incidência política e na construção coletiva do Transporte que queremos no Brasil.
Coalizão Mobilidade Triplo Zero
Em março de 2023 foi lançada virtualmente a Coalizão Mobilidade Triplo Zero, juntando diversas OSCs que defendem uma mobilidade com zero tarifas, zero emissões e zero mortes num contexto de renovação de governo e disputa sobre as novas perspectivas de organizar as cidades. Além da incidência nacional, a Bigu mobiliza diálogos locais sobre a pauta para animar a atuação política da sociedade civil na RMR.
Antirracismo
Enegrecer a política
Ampliar a participação de mais negras e negros em espaços de disputa de poder e de decisão. Esse era o principal objetivo do Enegrecer a Política, composto pela Bigu e mais seis organizações de três das cinco regiões brasileiras, atuantes nas pautas da agenda negra. No projeto, a Bigu compôs a equipe de comunicação, com planejamento, criação de identidade visual, produção de conteúdo, assessoria de comunicação e produção digital.
Política é massa
Política de drogas
Bora falar sobre drogas
Aqui, a Bigu fez um pouco de tudo: de mediação de brainstorm para criação do programa até apresentação ao vivo. O projeto surgiu como demanda da Escola Livre de Redução de Danos, e visava tratar da redução de danos no uso de drogas em uma linguagem leve e jovial para atrair público jovem e também informar e entreter profissionais do campo. Falamos sobre relações entre drogas e temas como sexo, ativismo e políticas públicas.
Seminário Internacional de 30 anos da Redução de Danos no Brasil
A Bigu fez a cobertura e transmissão online dessa iniciativa inédita da Escola Livre de Redução de Danos que juntou em 2019 ativistas e organizações do Brasil e de outros países destacando a importância internacional da Redução de Danos, os avanços e experiências que se tornaram referência e para discutir os desafios e novos caminhos na pauta.