O que é um "bigu"?

Bigu quer dizer carona, e de várias formas: ônibus, bicicleta, carro. Mas pegar o bigu mesmo é pegar carona de graça, criando estratégias de como fazer e burlando sistemas – como quando alguém pega “carona” na lateral do busão, sem pagar passagem. É nome pequeno, mas de ações ousadas, que também podem aglutinar gente e forças.

Missão

A Bigu Comunicativismo, sediada no Recife, mas nascida pro mundo, é uma organização focada em fortalecer estratégias de comunicação para emancipação e mobilização de organizações, movimentos, indivíduos e territórios defensores de um modelo de mundo no qual pessoas e meio ambiente sejam priorizados acima do lucro.

Linha do Tempo

2018

Criação da Bigu Comunicativismo

Consultoria CPDH

Consultoria Ameciclo

Você Pode Pagar Menos

Assessoria Flor do Carmelo

Cidade Que Flui

MobCidades

2019

Você Pode Pagar Menos

CoMove

Mobilidade É Direito

MobCidades

Amplificar I

Bora Conversar Sobre AIDS

Seminário 30 anos da Redução de Danos no Brasil

2020

CoMove

Enegrecer A Política

Casa Fique Suave

Bora Falar Sobre Drogas

Agenda Posithiva

2021

Enegrecer A Política

Seminário Política Preta

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (lambidaço, apoio à ação da Articulação e apoio à ação da Reaja-PE)

Amplificar II

2022

Enegrecer A Política

Cabo de Força

Pegando o Bigu

Agenda Posithiva

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Seminário 40 anos da AIDS

Campanha contra compra de votos

Incubação REAJA-PE

2023

Enegrecer A Política

Cabo de Força

Coalizão Mobilidade Triplo Zero

Incubação REAJA-PE

O que nos orienta

Comunicação estratégica!

Para encarar a COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA, é necessário compreendê-la não apenas como funcionalidade ou consequência. Ela é também fundamento estratégico do tensionamento à mudança, eixo de base e transversal para organizações e movimentos sociais. A Bigu compreende que fortalecer incidência, fazer política e gerar mudança precisam ser pensados a partir da lógica da comunicação.

Comunicar para poder fazer!

O resultado é a COMUNICAÇÃO COMO PODER. Quando a comunicação está restrita a ambientes técnicos e privilegiados, ela se mantém como meio de garantia de desigualdades sociais. Compartilhar técnicas e metodologias, fortalecer o uso de meios tradicionais de comunicação a partir de outras lógicas, e fomentar criação de novos modelos comunicacionais, por outro lado, trazem potencial para o campo popular e ativista de transformação, seus territórios e a defesa de direitos.

Comunicação criativa
de reforço às identidades!

Nós potencializamos a atuação da COMUNICAÇÃO COMO IDENTIDADE E CRIATIVIDADE. Cada grupo, território e movimento pode desenvolver práticas próprias, não previstas pelo pensamento técnico. A comunicação, assim, instiga grupos e indivíduos a pensarem e compartilharem conhecimento prático e soluções próprias, além de aprimorar o que fazem tecnicamente. A comunicação permite conhecer a si mesmo, seu território e suas potencialidades.

Comunicação pra juntar gente!

Além disso, encaramos a COMUNICAÇÃO COMO FORÇA AGLUTINADORA de pessoas, indivíduos, ideias, organizações, parcerias e movimentos. Ao longo de nossa atuação, agregamos ideias, práticas e bandeiras de luta de mais de 100 organizações e movimentos desde a Região Metropolitana do Recife (RMR) até internacionais, por meio de processos formativos, campanhas, ações diretas e outras estratégias de comunicação.

Equipe

Glória Nascimento

Ativista dos direitos humanos com 5 anos de experiência na área financeira, formada em Administração e Ciências Contábeis com Pós Graduação em Gestão Financeira focada no Terceiro Setor.

Maria Réupi

Jornalista, educadora popular, doutoranda em Educação, roteirista, redatora e revisora, produtora audiovisual, ativista em comunicação e direitos humanos.

Pétalla Menezes

Designer, graduanda em Ciências Sociais, estudante autônoma de acessibilidade em UX, integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco e audiodescritora de fotografias e artes estáticas.

Thiago Jerohan

Comunicador, educador popular, gestor e estrategista de marketing e ativista, é militante antiprobicionista e defensor de direitos humanos e ambientais