Aniversário de 5 anos da Bigu Comunicativismo. Da esquerda para a direita está a equipe atual da Bigu: Maria Réupi, mulher cis branca, Glória Nascimento, Mulher cis negra, Pétalla Menezes, mulher cis branca, Thiago Jerohan, pessoa trans não-binária negra e Emerson da Cunha, homem cis branco.

Festa ocorrerá no dia 09 de setembro, a partir das 14h, na Rua do Bom Jesus. Ação contará com mostra de curtas, debate sobre comunicação e ativismo, feira e lojinha da Bigu. Entre as atrações musicais, estão Bione, Adecrowd, Nanny Nagô e DJ Boneka.

A Bigu Comunicativismo, agência de comunicação política para a sociedade civil, vai realizar sua comemoração do aniversário de 05 anos de atuação da RMR no dia 09 de setembro, a partir das 14h, na sede da organização, na Rua do Bom Jesus, 191, Recife Antigo. 

Serão cerca de dez horas de programação direto da tarde até a noite com mostra de curtas, debate sobre comunicação para o terceiro setor e o ativismo, atrações culturais, exposição fotográfica, feirinha e a lojinha da Bigu, com artigos da organização.

As comemorações começarão a partir das 14h, com o momento de acolhimento e chegada das pessoas e apresentações iniciais. A partir das 15h, será dado início à mostra de curtas “Sobrevivendo à Cidade da Morte”, com cinco filmes produzidos por jovens negros do Cabo de Santo Agostinho a partir do projeto de formação em comunicação e política Cabo de Força.

Os filmes exibidos serão A Pele Alvo, Em que Cabo Você Vive?, Entre o Tempo e a Memória e Raízes. A mostra segue com uma conversa aberta com duas das diretoras dos filmes e membros do coletivo Cabo de Força, Deborah Camylle e Kátia Raíza, além de Maria Odara, representante do Coque Vídeo, organização parceira na produção dos materiais audiovisuais.

Em seguida, a partir das 16h, haverá o debate “Comunicação no Movimento da Maré – Invadindo e inventando os espaços da democracia”, voltado para discutir como ocupar e ampliar os espaços da democracia a partir da comunicação no contexto das águas e das mudanças climáticas. A mesa contará com a presença de Edson Fly (Ação Comunitária Caranguejo Uçá), Lenne Ferreira (Aqualtune, Afoitas) e Yane Mendes (Rede Tumulto).

A partir das 18h, é a vez da programação musical subir ao palco. A noite começa com a apresentação de DJ Boneka, seguida pelas artistas Nanny Nagô, Adecrowd e Bione, mulheres pretas que vão entregar cerca de 8 horas de show no total, com muito rap e hip hop para a galera.

Ao longo de toda a programação, estará disponível a feirinha de artesanatos e comidas e bebidas, que contará com produtores e produtoras como Argos Ateliê, Barcicleta, Dhuzati, Habitat Cozinha, Inab e Licoteria Capibaribe. Também a lojinha da Bigu vai estar vendendo uma série de artigos, com camisas e ecobags, com estampas próprias produzidas pela própria organização.

O aniversário de 5 anos é realizado pela Bigu Comunicativismo, com produção do grupo No Meu Bairro Tem Axé.

O que é a Bigu Comunicativismo?

A Bigu Comunicativismo é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão o fortalecimento de organizações e movimentos sociais a partir do aprendizado e uso de ferramentas e estratégias de comunicação ativista. Ao longo dos nossos cinco anos, temos atuado em agendas como direito à cidade, mobilidade urbana, política de drogas, antirracismo e HIV/Aids. Para saber mais, acesse www.bigu.org.br.

Esse vai ser um momento muito especial porque vamos reunir vários de nossos e nossas parceiras, trazendo principalmente um debate sobre como a gente faz comunicação e ocupa os espaços de poder de decisão, em especial quem está mais longe deles, a população preta e pobre, como a gente fomenta isso. É também um modo de fazer um diálogo para que a sociedade civil veja e conheça mais sobre esse campo da defesa dos direitos humanos e terceiro setor”, avalia Emerson da Cunha, um dos membros da Bigu.

 

SERVIÇO

Confere a nossa programação:

5 ANOS DE ANIVERSÁRIO DA BIGU!

14h – Início com chegada e acolhimento do público

15h – Mostra de curtas Sobrevivendo à Cidade da Morte – curtas produzidos pelo projeto Cabo de Força + cinedebate com Coletivo Cabo de Força e Coque Vídeo

Filmes: A Pele Alvo, Em que Cabo Você Vive?, Entre o Tempo e a Memória e Raízes

16h – Debate Comunicação no Movimento das Marés – Invadindo e inventando os espaços da democracia, com Edson Fly (Ação Comunitária Caranguejo Uçá), Lenne Ferreira (Aqualtune, Afoitas) e Yane Mendes (Rede Tumulto)

18h – Apresentações musicais: DJ Boneka, Nanny Nagô, Adecrowd e Bione

  • Feira de artesanato e alimentação: a partir das 14h
  • Lojinha da Bigu: a partir das 14h

CONTATOS

Emerson da Cunha (Bigu Comunicativismo): 81 997682845
Thiago Jerohan (Bigu Comunicativismo): 81 99678 9806
Maria Réupi (Bigu Comunicativismo): 81 99866 8927