Em lançamento de“Autonorama”, um dos principais historiadores da indústria automotiva do mundo apresenta crítica à ilusão de que a tecnologia resolverá a mobilidade das cidades. Apresentação do livro contará com evento e ações de mobilidade nos dias 27 e 28 de outubro na zona Sul da cidade
Nos próximos dias 27 e 28 de outubro, o historiador estadunidense Peter Norton lançará no Recife o seu livro AUTONORAMA: uma história sobre carros “inteligentes”, ilusões tecnológicas e outras trapaças da indústria automotiva. A obra apresenta uma crítica sólida à promessa ilusória da tecnologia de ponta como solução para o trânsito das cidades.
Com um texto fluido em que combina tiradas bem-humoradas com argumentos bem embasados, o autor explicita o absurdo de seguir investindo recursos, tempo e energia em falsas soluções para viabilizar o rodoviarismo nas cidades.
A apresentação do livro em Recife faz parte de uma rodada de lançamentos, que ocorrem também em Belo Horizonte e São Paulo, pela Fundação Rosa Luxemburgo, sediada em São Paulo. Em Recife, a produção e organização ocorre em parceria com a Bigu Comunicativismo, e apoio da Livroteca do Pina, Ação Comunitária Caranguejo Uçá, Ameciclo e Grupo Mulher Maravilha.
Lançamento, distribuição de livro e barqueata
A apresentação do livro ocorrerá em dois eventos. No dia 27 de outubro, Peter Norton realizará o lançamento da publicação na Livroteca Brincante do Pina, no bairro do Pina, zona Sul, a partir das 18h. A noite contará também com o comentário sobre o livro por membro do Observatório de Mobilidade de Salvador (ObMob Salvador), falas políticas sobre mobilidade ativa, vertical e fluvial na cidade e apresentações artísticas. O livro terá distribuição gratuita e mesa de autógrafos com o autor.
No segundo dia, 28 de outubro, a programação continuará com uma barqueata saindo e retornando para a Ilha de Deus, também zona Sul da capital, com um trajeto que reflete as estratégias de vivências, trabalho e mobilidade de comunidades tradicionais pesqueiras e ribeirinhas. A saída será a partir das 10h, com almoço na Ação Comunitária Caranguejo Uçá, e posterior bate papo aberto com o autor. Todas as ações serão abertas ao público e gratuitas.
“Enquanto estamos sonhando e viajando com carros futuristas e autônomos, temos aqui do nosso lado um metrô extremamente sucateado e beirando à privatização, a situação dos BRTs e as estações abandonadas, um transporte de ônibus que não se sustenta e que não atende as demandas mínimas de dignidade e direito ao transporte e mortes absurdas de pedestres e ciclistas. Essas são questões urgentes, que precisam ser discutidas antes de pensarmos em novos carros como a solução. Por que não pensamos as tecnologias para resolver essas pautas?”, provoca Emerson da Cunha, membro da Bigu Comunicativismo e parte da organização do evento.
Sobre o livro Autonorama
Com habilidade, em Autonorama, Peter Norton questiona os limites de carros ditos “inteligentes”, que prefere nomear como carros automatizados, programados para obedecer a comandos prévios e não para pensar propriamente. Lembrando que, mesmo que seja possível contornar limitações técnicas para que tais veículos circulem com segurança nas cidades, ainda assim não é viável imaginar cidades com sistemas de trânsito organizados a partir de automóveis (inteligentes ou não), destacando desde a limitação de recursos naturais para produzir e abastecer tais veículos, quanto à falta de espaço para que todo mundo circule dessa maneira.
Elencando preocupações urbanísticas, ambientais e econômicas, ele desmonta toda a argumentação fantasiosa em favor de soluções mágicas para o trânsito e convida a repensar prioridades. Melhor investir em transporte coletivo e mobilidade ativa do que seguir insistindo em viabilizar a mobilidade motorizada privada, defende, em uma análise que vale tanto para criticar tanto o rodoviarismo nos Estados Unidos, quanto em outros países que seguiram o mesmo caminho de priorizar carros em detrimento do transporte coletivo, como o Brasil.
Resgaste histórico
Peter Norton, professor do Departamento de Engenharia e Sociedade da Universidade da Virgínia, dos Estados Unidos, é um dos principais historiadores da indústria automotiva do planeta. No livro, traduzido no Brasil em uma coedição da Fundação Rosa Luxemburgo e da editora Autonomia Literária, ele faz um levantamento sobre os ciclos de promessas das fabricantes pensados para manter um horizonte de esperança de que, um dia, a mobilidade organizada a partir de automóveis será viável.
Relembra que não é a primeira vez que carros sem motoristas são anunciados e detalha como novas fantasias são criadas sempre para preencher o espaço deixado pela frustração com as anteriores. Desenha, assim, ciclos em que expectativas em relação às inovações se dissolvem sempre em fumaça, buzinas e congestionamentos.
Os eventos no Recife são parte da turnê do autor no Brasil, que inclui também atividades em São Paulo e em Minas Gerais, com visitas e palestras a universidades e encontro com movimentos sociais. Com seu olhar crítico sobre falsas promessas da tecnologia, o autor contribui com um olhar mais amadurecido sobre possibilidades e caminhos para pensar a questão e, mais que isso, alerta para o risco de se perder em um horizonte inviável de carros voadores, automatizados ou eletrificados.
Seu trabalho tem, inclusive, uma dimensão ambiental – ele destaca que, mesmo substituir a fonte de combustível por soluções mais limpas não é a solução final. É importante, mas não basta eletrificar toda a frota para salvar o trânsito. Mais do que transição energética, precisamos de uma transição modal, organizando melhor o transporte de pessoas e mercadorias e minimizando o desperdício hoje materializado em SUVs gigantes transportando apenas uma ou duas pessoas.
A obra é a segunda de Norton. Na primeira, intitulada Fighting Traffic the Dawn of the Motor Age in the American City*, publicada pelo MIT Press, o autor apresentou levantamento detalhado sobre como as redes de transporte sobre trilhos foram desmontadas a partir do lobby de fabricantes de automóveis e como a rua, antes um espaço público com livre trânsito para todos, incluindo crianças e animais, tornou-se terreno para automóveis circularem em alta velocidade – em uma lógica que também se repetiu no Brasil no último século.
A versão em português conta com um texto de apresentação para a edição brasileira escrito pelo autor, um prefácio de Roberto Andrés, urbanista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, e um posfácio de Joyce Souza, pesquisadora do Laboratório de Tecnologias Livres da Universidade Federal do ABC.
Referências
* Resenha escrita em português sobre o primeiro livro dele: https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/filosofia/velozes-e-furiosos
Entrevistas (em inglês) do autor:
- Pontos-chaves do livro Autonorama, explicação sobre a diferença entre automação e autonomia e sobre como a promessa de veículos guiados com alta tecnologia pode ser ilusória: https://kboo.fm/media/106280-autonorama
- Análise sobre carro-dependência. Apontando quando dirigir é mais falta de opção do que opção, ele desmonta com cuidado a ideia de “apaixonado por carros” e relaciona o modelo imposto a problemas urbanísticos https://www.buzzsprout.com/1825881/10086459
- Por que um historiador dá aula em uma escola de engenharia? O autor defende que sistemas de mobilidade devem ser pensados com base no interesse público, e não só no lucro https://ojoyoshidareport.com/podcast-historys-lessons-for-high-tech-hubris/
SERVIÇO
Lançamento do livro Autonorama – uma história sobre carros “inteligentes”, ilusões tecnológicas e outras trapaças da indústria automotiva (Coed. Fundação Rosa Luxemburgo/Autonomia Literária), de Peter Norton*
Gratuito, aberto ao público
DIA 01 – 27/10
Local: Livroteca Brincante do Pina
18h – Cine Bode Expiatório
19h – Poesia e boas vindas de Kcal, coordenador da Livroteca Brincante do Pina
19h05 – Provocações
- Mobilidade Vertical (Grupo Mulher Maravilha) – Layane Fidelis
- Mobilidade Fluvial (Caranguejo Uçá) – Edson Fly
- Mobilidade Ativa (Ameciclo) – Gaia Lourenço
19h20 – Rap MC Alaka
19h25 – Apresentação do livro pelo Peter Norton
19h40 – Comentários do ObMob Salvador – Mobilidade como direito social para todas as pessoas
19h50 – Debate aberto
20h30 – MC Banzai
20h35: Distribuição dos livros, mesa de autógrafos e encerramento com Bando Pé de Bode
DIA 02 – 28/10
Local: Ação Comunitária Caranguejo Uçá (Ilha de Deus)
9h30 – Acolhimento
10h – Passeio de barco pelo Recife
11h30/12h – Almoço na Ilha de Deus
14h – Passeio pela Ilha de Deus
14h30 – Roda sobre a experiência
15h30 – Grupo Percussivo Nação da Ilha
Endereços:
Ação Comunitária Caranguejo Uçá – Rua São Geraldo, Nº 96, Imbiribeira, Recife – PE
Livroteca Brincante do Pina – Rua Artur Lício, 332, Pina, Recife – PE
CONTATOS
*Entrevistas com o autor Peter Norton podem ser agendadas junto aos contatos abaixo, mas deverão ser feitas em inglês. Para mais detalhes:
Emerson da Cunha (Bigu Comunicativismo/Assessoria de Imprensa): 81 99768 2845
Maria Liberal (Bigu Comunicativismo): 81 9866 8927
Thiago Jerohan (Bigu Comunicativismo): 81 99678 9806